Definição
Sistema de informação é um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização.
Geralmente, um SI é composto de um sub-sistema social e de um sub-sistema automatizado. O primeiro inclui as pessoas, processos, informações e documentos. O segundo consiste dos meios automatizados (máquinas, computadores, redes de comunicação) que interligam os elementos do sub-sistema social.
Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas (juntamente como os processos que executam e com as informações e documentos que manipulam) também fazem parte do SI. O Sistema de informação é algo maior que um software, pois além de incluir o hardware e o software, também inclui os processos ( e seus agentes ) que são executados fora das máquinas.
Isto implica em que pessoas que não usam computadores também façam parte do sistema e, consequentemente, necessitem ser observadas e guiadas pelos processos de planejamento e análise de sistemas.
O perigo de não se dar atenção ao aspecto social é que os sistemas automatizados ( incluindo o software), não sejam eficazes ou não possam ser utilizados, apesar de estarem funcionando perfeitamente ( pelo menos, em ambiente de teste).
No ambiente real, os aspectos sociais interferem e muito no funcionamento do SI. Os processos podem ser modificados em razão de aspectos sociais não bem controlados. Por esta razão, é que existem muitos sistemas que após implantados acabam não sendo utilizado ou até mesmo trazendo prejuízos ou dificultando o trabalho nas organizações. Um exemplo deste aconteceu com um supermercado que gastou mais de 100 mil reais para informatizar seus caixas, com intuito de eliminar as filas. Entretanto, após a implantação do sistema, o que se viu foi que as filas aumentaram. Por causa de alguns problemas sociais, como código de barra, problema na leitura ótica, funcionário mal treinado e etc...


Nenhum comentário:
Postar um comentário